quinta-feira, Setembro 08, 2005

O pai dos filhos do Mobutu

A tasca continua sebosa e com serradura no chão. Foi há oito anos mas lembro-me bem. Estava calor lá fora e na sombra fresca do interior sabia-me bem estar a beber cerveja e pensar na vida. Frequentava o bairro por razões pessoais que agora não interessam. Branco e sozinho era chamariz para as putas e para todos os tipos artistas da banhada. Um bêbedo mais persistente puxou da cadeira e preparava-se para se sentar na minha mesa. Era um homem enorme e velho mas não tinha maldade nos olhos. Achei-o inofensivo.
-- Tu sabe quem é o Mobuto Sese Seko? Eu conhece bem ele. Se quer que lhe conte a verdade mesmo, paga uma cerveja.
O velho bêbado prosseguiu entre as gargalhadas do patrão da tasca que gozava o prato do “este-ja-enganou-outro”... fingi que não ouvia o velho.
-- Eu não sou o Mobutu.. Mais sou o pai de todos os filhos do presidente Mobuto. (pausa e soluço cambaleado para a frente) come que pode? Pode porque pode e é verdade. Eu vai lhe contar só já logo logo.
Se há coisas a que tenho dificuldade em resistir, uma boa conversa de bar é uma delas... como tinha ainda algum guito no bolso pedi mais duas cervejas:
-- Dá mais uma para mim e outra aqui para este mais-velho!!
A cerveja chegou à mesa e em silencio pegamos nas garrafas geladas. Quando olhei o velho pela primeira vez pareceu-me sujo e esfomeado. Erro no diagnóstico... afinal o homem tinha era sede. Percebi isso pela forma como emborcou a média inteira num só golo. Uma verdadeira goela de pato.
Como não sou gajo de me ficar atrás , também eu emborquei a minha cerveja. Já meio grogue do calor das duas da tarde, disparei:
--- Então tu és o soba Mobuto? Deves estar disfarçado de bêbado... muito prazer, eu sou o Patrice Lumumba disfarçado de branco e ali o cantanhó atrás do balcão é o Techombé disfarçado de taberneiro.
--- O quê?? Você não me acreditas? Pois podes acreditar mesmo. O pai dos filhos do presidente Mobuto é o mesmo pai do meus filhos que é eu mesmo na minha pessoa!!! Feitinhos todo por mim Diamantino da Purificação, nome de casa Gigantiau. Filho negro de pai branco em mãe preta. Pai português merceeiro e mãe preta terceira esposa. Nascido em Lisala. (soluço)
Tu sabe onde é Lisala? É a terra mesmo do presidente Mobuto terra do Congo. Sou mais novo que o Mobotu sete anos e conheço ele desde que conheço eu mesmo.
Percebi que a conversa podia ser ainda mais interessante se fosse mais molhada. Mandei vir mais duas. Ao mais-velho e dei-lhe corda para falar:
-- Pronto está bem. Você é da terra do Mobuto mas isso não faz de si pai dos filhos dele.. como é que a coisa aconteceu?
-- então?? Tu não sabe que o Mobuto tem doença no pilão? Falta força nele para cobrir mulher e por isso não pode faz filhos. Ele com trinta anos já força não tinha mesmo. Quando percebeu doença que tinha os bruxo disseram que não tinha cura. Se quer filho vai procurar quem conhece que fode forte. Só assim pode para engravidar as esposa dele... Como o Mobuto conhecia eu desde que nasci e sabe que eu desde canuquinho tem saúde e força muita para fudê mandou chamar eu. Eu foi e nós fez trabalho com bruxo.
Eu vai dizer-te: eu e Mobuto fizemos segredo juramento com terra dos mortos mais velhos. Teve de jurar que não falava nem eu nem ele pra ninguém mesmo. Então fiquei viver no palácio dele. Tinha falta de mais nada porque o Presidente dava tudo pra mim.
-- E agora ficaste bêbado e sem tesão e o gajo pôs-te a andar... – cortei eu , para ter um bocadinho de descanso nos ouvidos.
-- Negativo Camarada. Negativo. O Presidente Mobutu só rompeu o trato porque arranjou amante do Catanga cheia de maldade dentro do peito e também bruxa.
O silencio voltou a cair dentro do tasco. Na rua passavam camiões levantando poeira. Ficamos calados a ouvir as moscas a fritar na resistência azul durante uns segundos. Pedi mais duas ao cabo-verdiano.
-- Eu conta-te tudo porque presidente desfez a jura. Eu sempre cobri as duas esposa e as três amantes dele com força certo. Todos os anos enchia elas cinco com filhos feito por eu. Filho homem crescido tem 18 e mulher crescida tem 12. Não conta os que morreram pequeno nem os netos porque é muitos.
Então presidente Mobutu arranjou amante para fazer politica. Arranjou amante parente de falecido Tchombén e queria que eu engravidasse ela para reforçar a aliança com a gente do Catanga. Só que a mulher amante do presidente tinha doença forte dentro do barriga e criança que eu punho lá dentro não agarra!!! Então presidente levou mulher nos médicos brancos e nada. Levou na magia e nada. Todos disseram-lhe o mesmo: que a doença é na barriga do mulher. Então eu disse nele: Querido presidente, porque você não mata essa mulher que barriga não cresce e faz desaparecer ela no tanque de acido que ferve sem fogo?
O presidente não gostou que eu falasse no tanque do acido que ferve sem fogo e mandou os segurança baterem em eu. Como Gigantiau não gosta de apanhar vim embora nesse dia e tenho andado sempre sempre só no mundo.
O taberneiro, ja também ele interessado na conversa, perguntou:
-- Olhe lá mais-velho, depois o Mobutu não mandou dar-te caça e apanhar?
-- Não porque ele sabe que fica doente e morre se eu morre. Nós dois está ligado por magia muito forte. Magia da Nigéria.
Pedi mais duas , meti uns trocos nas mãos do velho e saí para o calor e para a minha vida. Não liguei mais para o pai dos filhos do Mobuto.
Semanas mais tarde estava reunida uma multidão à porta da tasca do cabo-verdiano. Um camião parado e um corpo com farrapos imóvel no chão. Está morto. Assim deitado no chão ainda parecia maior. O motorista do camião disse que não teve hipóteses de parar. Os populares concordaram. Estava completamente bêbado, diziam.
Fiz o que tinha a fazer no bairro, fui para casa e não pensei mais no velho.
No dia seguinte de manhã a RDP Africa anunciava que o Mobutu Sese Seko tinha morrido nessa noite vitima de cancro na prostata.
Isto aconteceu em Setembro de 1997 e estava um calor do caraças. Assim como hoje.

19 Comments:

Blogger CM said...

Grande! fenómenal estória esta a fazer-me lembrar de certas conversas com o Presidente Bongo...

11:05  
Blogger Atalaia said...

Não sei... a estória do Gigantiau nem tá mal... mas não se chega a perceber onde fica a tasca e o que andava o ricky a fazer por lá nesse dia de 6 de Setembro de 1997, em vez de estar nesse sábado, a comemorar a 20ª Festa do Avante... precisamente a primeira a realizar-se na Atalaia!!!
Nã. Assim nem se percebe bem a história!

11:22  
Blogger Riky Martin said...

CN , andaste a ter conversas com o Presidente Omar Bongo, do Gabão??
( veja Balzaquina que andei a fazer o trabalho de casa!!)

Atalaia, quem é que te disse que foi num sabado???

11:28  
Blogger Atalaia said...

disse eu. O Mobutu morreu a 7 de setembro, no dia a seguir ao Gingatiau, certo? Senão foi no sábado foi na sexta feira. É o mesmo. Devias era tar no avante!

Nota off topic: se a gravidade trabalhasse a nosso favor, bastava prender as prateleiras com cuspo, que elas não caiam.

13:57  
Blogger CM said...

Sim senhor. Nã te contei????Bom, conto da próxima, que essas coisas não se podem bloggar. Simpático...mandava fazer os fatos em Lisboa, num alfaiate de alta costura que costumava trabalhar em Paris.
Quando o alfaiate regressou ao rectângulo arrastou consigo toda a ilustre clientela internacional. Esse homem devia ser condecorado, para além de contribuir para as boas relações internacionais de Portugal ainda sustenta os hotéis de luxo da capital só à conta da clientela que atrai...
Enfim, estórias...

15:03  
Blogger Riky Martin said...

sobre o Omar Bongo:
http://dn.sapo.pt/2005/08/21/internacional/o_presidente_paga_crises_seu_proprio.html

Tem piada...

15:05  
Blogger CM said...

Ha, é é verdade: o Mobutu faleceu no dia 17 de Setembro de 1997 - isso não coincide com a Festa, pois não????

15:07  
Blogger balzakiana said...

Gostei da história, e como "verdadeira africana de coração" acredito piamente na história desse velho! Aliás nem o Riky mentiria.
Africano acredita em magia e todos os poderes. Eu vi por lá muita coisa e ouvi outras tantas em conversas Camerounesas e Gabonesas. Um abraço.

15:32  
Blogger Atalaia said...

O Mobotu morreu a 7 de Setembro.

http://en.wikipedia.org/wiki/Mobutu_Sese_Seko

16:12  
Blogger CM said...

O caneco é foi a 7 de Setembro! Toutadizercarago!!!!Foi a 17, e em Marrocos, já consultei bués de biografias do homem e só a que tu arranjaste é que tem o dia 7. Nã sabes que a Wikipédia é grátes??Então??Enciclopédia de pobre não é de fiar meu amigo....
Além disso, embora não possa jurar a pés juntos, houve um passarinho chamado Omar que me contou que o Presidente M. estava em Lisboa no exacto dia que tu referes como dia do bate-bota, coincidências hein???

16:35  
Blogger Atalaia said...

Óndi foi num sei, mas foi a seti de setembro, foi!
Tuná sabéler:
CNN
http://edition.cnn.com/WORLD/9709/07/mobutu.wrap/

16:48  
Blogger Riky Martin said...

é pá acho que a Ucarniana tem razão...
Lembro-me que anunciaram a morte, depois houve um desmentido em que mostravam que o gajo estava em coma, baica não baica, só passado aí uma semana é que lhe deu travadinha final e o gajo apagou o maçarico... e não foi em Rabat. Foi em Paris.

16:53  
Blogger CM said...

Bom, então em que ficamos???Entrou em coma em Lisboa e foi baicar a Paris (no dia 17...) e prontos pá, que o espírito do homem já deve ter a orelha vermelhona de tanto falarmos. Defunto que morreu de morte mágica em dia que não se sabe e em terra incerta, é de respeitar.Digo eu.Ainda por cima o soba Mobuto.Olha lá...

17:21  
Blogger Riky Martin said...

mas para mim tem mais força o Patrice Lumumba que me protege porque é meu camarada!!!!

17:24  
Blogger Atalaia said...

.dasss...
http://www.lemonde.fr/web/recherche_resultats/1,13-0,1-0,0.html

17:40  
Anonymous Anónimo said...

E a tal tasca ainda existe...é no Bairro das Palmeiras!

(º_º)

19:36  
Anonymous Anónimo said...

http://spdimon.info-Soft, èíòåðíåò, ìóçûêà, ôèëüìû, êðÿêè, ñåðèéíèêè, ôîòîãðàôèè, ïîðíî,
ýðîòèêà, ôëåøêè
http://spdimon.info/01.htm-Ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè ìîñêâû, äåøåâûå ïðîñòèòóòêè, ôîòî ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè ã, ïðîñòèòóòêè ïèòåðà, ýëèòíûå ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè íîâîñèáèðñê,
ïðîñòèòóòêè êèåâà,ïðîñòèòóòêè ãîðîäà
http://spdimon.info/02.htm-ôèëüì 4, ñàóíäòðåê ôèëüì, ôèëüìû ìóçûêà, êàäðû ôèëüìà, ñàéò ôèëüìîâ, ëó÷øèå ôèëüìîâ, ïåñíÿ ôèëüì, ôèëüì ãäå,
ôîòî ôèëüì, ñêà÷àòü ôèëüì 4
http://spdimon.info/03.htm-games, flash games, games ru, www game, download games, game boy, java games, pc games,
nokia game, èãðû games
http://spdimon.info/04.htm-ïðèêîëû 8 ìàðòà, ïðèêîëû 23 ôåâðàëÿ, ôîòî ïðèêîëû, ïðèêîëû ñêà÷àòü, ñìñ ïðèêîëû, ïðèêîëû òåëåôîí, ïðèêîëû ïðî, êàðòèíêè ïðèêîëû,
ïðèêîëû ìàðòà, 8 ïðèêîëû
http://spdimon.info/05.htm-çíàêîìñòâà, ñàéòû çíàêîìñòâ, çíàêîìñòâà ru, çíàêîìñòâà mail, èíòèì çíàêîìñòâà, çíàêîìñòâà ã, ãîðîä çíàêîìñòâ, çíàêîìñòâà èíîñòðàíåö,
ïðàâîñëàâíîå çíàêîìñòâî, çíàêîìñòâà ðåãèñòðàöèÿ
http://spdimon.info/06.htm-îòêðûòêè, îòêðûòêè äíåì ðîæäåíèÿ, ñêà÷àòü îòêðûòêè, îòêðûòêè äåíü, îòêðûòêè çàùèòíèêîâ, îòêðûòêè ìàðòà ïîçäðàâëåíèÿ, ïîçäðàâëåíèÿ îòêðûòêè 8, îòêðûòêà îòå÷åñòâî,
äåíü ðîæäåíèÿ îòêðûòêè, ïîçäðàâèòåëüíûå îòêðûòêè 8
http://spdimon.info/07.htm-âàç, òþíèíã âàç, âàç 2110, âàç 2107, âàç 2109, âàç 2112, âàç 2106, âàç 2108,
âàç 21099, âàç 2115
http://spdimon.info/08.htm-ïðîñòèòóòêè, äåøåâûå ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè ã, ïðîñòèòóòêè íîâîñèáèðñê, ïðîñòèòóòêè êèåâà, ïðîñòèòóòêè ãîðîäà, ñàìûå ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè ïåòåðáóðã,
ïðîñòèòóòêè åêàòåðèíáóðãà, ïðîñòèòóòêè ñàíêò
http://spdimon.info/09.htm-êðÿê, êðÿêè ñêà÷àòü, êðÿê windows, êðÿê vista, êðÿêè, êðÿê 2, èãðà êðÿê, xp êðÿê,
êðÿê 2007, êðÿêè êëþ÷è

22:21  
Anonymous Anónimo said...

http://spdimon.info-Soft, èíòåðíåò, ìóçûêà, ôèëüìû, êðÿêè, ñåðèéíèêè, ôîòîãðàôèè, ïîðíî,
ýðîòèêà, ôëåøêè
http://spdimon.info/01.htm-Ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè ìîñêâû, äåøåâûå ïðîñòèòóòêè, ôîòî ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè ã, ïðîñòèòóòêè ïèòåðà, ýëèòíûå ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè íîâîñèáèðñê,
ïðîñòèòóòêè êèåâà,ïðîñòèòóòêè ãîðîäà
http://spdimon.info/02.htm-ôèëüì 4, ñàóíäòðåê ôèëüì, ôèëüìû ìóçûêà, êàäðû ôèëüìà, ñàéò ôèëüìîâ, ëó÷øèå ôèëüìîâ, ïåñíÿ ôèëüì, ôèëüì ãäå,
ôîòî ôèëüì, ñêà÷àòü ôèëüì 4
http://spdimon.info/03.htm-games, flash games, games ru, www game, download games, game boy, java games, pc games,
nokia game, èãðû games
http://spdimon.info/04.htm-ïðèêîëû 8 ìàðòà, ïðèêîëû 23 ôåâðàëÿ, ôîòî ïðèêîëû, ïðèêîëû ñêà÷àòü, ñìñ ïðèêîëû, ïðèêîëû òåëåôîí, ïðèêîëû ïðî, êàðòèíêè ïðèêîëû,
ïðèêîëû ìàðòà, 8 ïðèêîëû
http://spdimon.info/05.htm-çíàêîìñòâà, ñàéòû çíàêîìñòâ, çíàêîìñòâà ru, çíàêîìñòâà mail, èíòèì çíàêîìñòâà, çíàêîìñòâà ã, ãîðîä çíàêîìñòâ, çíàêîìñòâà èíîñòðàíåö,
ïðàâîñëàâíîå çíàêîìñòâî, çíàêîìñòâà ðåãèñòðàöèÿ
http://spdimon.info/06.htm-îòêðûòêè, îòêðûòêè äíåì ðîæäåíèÿ, ñêà÷àòü îòêðûòêè, îòêðûòêè äåíü, îòêðûòêè çàùèòíèêîâ, îòêðûòêè ìàðòà ïîçäðàâëåíèÿ, ïîçäðàâëåíèÿ îòêðûòêè 8, îòêðûòêà îòå÷åñòâî,
äåíü ðîæäåíèÿ îòêðûòêè, ïîçäðàâèòåëüíûå îòêðûòêè 8
http://spdimon.info/07.htm-âàç, òþíèíã âàç, âàç 2110, âàç 2107, âàç 2109, âàç 2112, âàç 2106, âàç 2108,
âàç 21099, âàç 2115
http://spdimon.info/08.htm-ïðîñòèòóòêè, äåøåâûå ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè ã, ïðîñòèòóòêè íîâîñèáèðñê, ïðîñòèòóòêè êèåâà, ïðîñòèòóòêè ãîðîäà, ñàìûå ïðîñòèòóòêè, ïðîñòèòóòêè ïåòåðáóðã,
ïðîñòèòóòêè åêàòåðèíáóðãà, ïðîñòèòóòêè ñàíêò
http://spdimon.info/09.htm-êðÿê, êðÿêè ñêà÷àòü, êðÿê windows, êðÿê vista, êðÿêè, êðÿê 2, èãðà êðÿê, xp êðÿê,
êðÿê 2007, êðÿêè êëþ÷è

04:56  
Anonymous Anónimo said...

Yes undoubtedly, in some moments I can phrase that I jibe consent to with you, but you may be inasmuch as other options.
to the article there is quiet a question as you did in the fall delivery of this beg www.google.com/ie?as_q=okoker audio recorder&editor 5.0 ?
I noticed the axiom you procure not used. Or you partake of the pitch-dark methods of promotion of the resource. I possess a week and do necheg

07:09  

Enviar um comentário

<< Home

Flatulências a partir de 28/01/2006