terça-feira, março 15, 2005

Hong Kong

Hoje ja fomos a Hong Kong e viemos.
Admito que e um sitio impressionante. Prediso grandes como caracas. Enormidades de edificios. Sem espaco. Os passeios sao pelo ar para haver espaco para os carros circularem. Lojas de todas as marcas. Bancos. Carros, autocarros electricos. Homens de fato, mulheres pintadas e alta tecnologia a cada passo. Ingleses e putas filipinas. A gripe das aves. Ate os canteiros sao ordenados e quase que aposto que tem flores de plastico.
Detestei Hong Kong.
E quanto mais detestei Hong Kong mais gosto de Macau.
Apesar do frio e da humidade (ja sei CM que 7 degraus nao e frio....) e tambem dos arranha ceus Macau e completamente o oposto de Hong Kong... Aqui as coisas sao mais relax, anda tudo mais descontraido e a presenca portuguesa tera deixado de heranca um espirito de desenrascanco que nos caracteriza.
Apesar do volume de negocios, dos casinos e dos edificios em altura, vive se aqui um ambiente de quase provincia. Macau e super seguro...ao nivel de se deixar o carro aberto com coisas la dentro por sistema. As pessoas andam a pe para todo o lado a qualquer hora e e sempre tudo completamente na boinha...
Temos estado a ser muito bem recebidos pelos protugueses que ca estao. Na minha familia tenho uns primos em segundo grau que nao nos viamos a dez anos eque nos receberam como se nos tivessemos separad ontem a noite. Da parte do trabalho da Blimunda, os tipos do Instituto da cultura, as pesoas dos jornais e da radio, toda a gente tem sido impecavel....
E se estou a contar isto nao e so para dizer que as pessoas com quem temos estados sao uns porreiros... estou adizer isto porque acredito que e este o espito geral aqui da cena em Macau.
Ontem fomos jantar para as docas e fomos pros copos (Casablanca e Cafe Frances).
Percebemos que em Macau portugueses somo so uns 1500 e que toda a gente se conhece... e que se isso se torna eventualmete claustrofobico para aqueles que ca vivem, simultanemente predispoe toda a gente a estar aberta e sequiosa de contacto com aqueles que vem de Portugal ... neste caso temos a sorte de sermos nos.
A gora vamos a parte javarda :
A Medicina chinesa ainda nao deve ter enco0ntrado cura para a aerofagia e para os problemas de gazes... ha pois e!!! os tipos peidam se e arrotam como gente grande!!! e sempre a abrir. ele e na rua, nos tranpostes publicos, nos cafes e onde calha e sempre aquele sorriso educado que os caracteriza. E bonito.
Outra nota a fazer tem haver com o ritual de puxar a escarreta: ha por aqui artistas que vao buscar a escarreta quase as unhas dos dedos grandes dos pes... pelo menos a julgar pelos sons que produzem a limpara guela da espectoracao malvada... e depois do cantar do pulmao -- taruz : lasca para o chao. Tambem e elegante.


outro assunto

Fiquei muito contente dos vossos cu mentarios todos em geral.
Mas houve um cu mentario que tenho que realcar. O amigo Alex que andou calado sem meter o bedelho em blogs estes meses todos, finalmente chegou se a frente e la nos deu um ar da sua graca. Bem haja Alex. Bem haja.
Tambem te digo meu amigo Alex, ja andava a desconfiar que tu aqui em Macau so conhecias era pastelarias, igrejas e bibliotecas... afinal vieste contribuir com as tuas dicas que vou seguir a risca. Depois logo cu mentarei os sitios.

Por hoje ja chega, agora tenho que ir a casa de banho.
RM

5 Comments:

Blogger CM said...

Finalmente! alguém que também detesta Hong Kong! Ah ganda Ricky!O sangue do Alto Seixo fala sempre mais alto...Nem sabes a inveja que me dás a falar destas coisas. Até tenho saudades do pessoal a peidar-se em alto e bom som pela rua, e a cuspir pró chão e etc. E é verdade, tem a ver com a medicina chinesa - não que não tenham medicamentos prós gazes, é só porque acreditam que ficar com as cenas cá dentro faz mal...

08:20  
Blogger Dina Almeida said...

estás no paraíso, ãh? Vais tentar a técnica de cuspir para o ar e depois fugir? :-)

13:45  
Blogger Ze da Penalva said...

Ouve! Tu até nem escreves mal, o pessoal entende bem, podes assinar como quiseres, RM, HM, whatever, sabemos sempre que és tu. Aquela parte referente às secreções, gases e outras particularidades organicas que teimas em usar como marca, podiam não vir para aqui. O que é que achas?

14:24  
Blogger Ze da Penalva said...

PS- É como com o governo. Não é que tenha grande esperança, mas vamos tentando.

14:25  
Blogger R. said...

eu cá estou com a D.... deves estar no paraíso. olha, tenta ensinar-lhes, em chines aquelas piadas do "vieste de ténis... então corre atrás deste" ou a do "pinta-o de verde", etc... devem fazer um sucesso!
o que eu te digo é: aproveita para te libertares enquanto estás aí longe. não tragas essas chinesices para cá!
a propósito, se calhar, é aí que mandar uma valente ginja a seguir à refeição é entendido como boa educação. já percebemos que isso não veio dos marroquinos, se calhar veio dos chineses. o que achas? experimenta...

19:47  

Enviar um comentário

<< Home

Flatulências a partir de 28/01/2006