sexta-feira, outubro 21, 2005

Conversa com o fantasma do Zé


Caro Camarada Zé
Prometo que nos próximos tempos não volto a falar de politica.
Mas tinha que desabafar com alguém. È esta puta desta sensação de vazio que me lixa...
Vou tentar explicar.
Quando o Lenine fez a revolução aí na Rússia, havíamos nós, os vermelhos, os bons, e haviam os outros, eles, os brancos os filhos da puta.
Quando foi a guerra civil de Espanha, estávamos nós, os vermelhos, os bons, acompanhados de alguns amigos democráticos e haviam os outros, os franquistas, os fascistas os filhos da puta.
Na segunda guerra mundial, idem, tu sabes, foste tu pai dos povos que venceste a guerra...
Depois da segunda guerra a coisa ainda se tornou mais simples: haviamos nós os comunistas que tinhamos como missão preparar a sovietização do mundo. Era um trabalho titanico mas simples.
Muito do que nós éramos, fomos em oposição ao que os outros eram e representaram. O corpo ideológico dos marxismos manteve-se cristalizado. A referencia para os comunistas do mundo era a união soviética. Este foi sempre o nosso lado.
......... Eu sei Zé, que hoje temos Cuba. Mas Cuba é uma bandeira para nós… não é a referencia.
Durante o século XX, a nossa luta politica, mesmo feita nas piores condições, e falo em ditaduras, perseguições, injustiças e clandestinidades, essa luta que produzia heróis, era no fundo uma luta simples orque justa. Éramos nós contra eles. Não púnhamos em duvida a nossa convicção nem as nossas ideias porque em tempo de guerra não se oleiam as espingardas…
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
E agora Zé? será que é altura de olear as espingardas? Os outros partidos comunista na europa bem se lixaram quando quiseram redefinir o marxismo europeu..... Achas camarada Zé que agora que voltamos a ter um lider forte e carismático devemos olear as armas??? Será que nos falha a pontaria?..........
Antes de disparar quero saber quem são e onde estão os outros. Achas que estou a se pequeno-burgues?
Onde é que esta o inimigo?
Em termos ideológicos não tenho duvidas. O inimigo é o capital onde quer que ele esteja. Ponto. Pronto.
Na vida pratica é que me surgem as duvidas.
O inimigo é o Pinto Balsemão e é o Vasco de Mello? E quem trabalha para eles? A secretária do Balsemão é minha inimiga? E o assessor de imagem do Cavaco Silva é caramente um inimigo? E o gajo que desenrolou a passadeira vermelha para o Cavaco passar?
O meu inimigo é o Marques Mendes? e o Valentim Loureiroque não o suporta?
Quem são os adversários dos comunistas portugueses? É o PS ou o PSD?
E o bloco de esquerda? Apesar de tudo o que dizem o bloco esta do lado de lá!!! Foi o bloco que nos roubou eleitorado... mas se calhar concordo mais com a analise histórica daquele que traiu o meu partido, o Fernando Rosas do que com o Vasco Polido Valente.
E o Sócrates?? É esse o meu inimigo?
O meu inimigo é o sistema. Então a Fátima Felgueiras está a fazer-nos um trabalho util na desconstrução do sistema... A Fátima Felgueiras é um inimiga do povo ou afinal é só uma gaja que anda a gamar?
Será que o nosso adversário é a comunicação social? Também é... Será que o inimigo e a Manuela Moura Guedes?? E o Sousa Tavares???
Onde é que se esconde o inimigo?
Será que o inimigo se esconde nos andares de cima dos prédios dos bancos? "O nosso inimigo é o administrador" não te soa a slogan de esquerdalho???
O nosso inimigo é a bolsa de valores? São os yupies correctores que andam engravatados a passearem fatos à medida?
Serão os chineses e a sua super produção de tudo e mais alguma coisa a preços de arrazar com a industria europeia... são estes os nossos inimigos? (desculpa vir-te falar nos chineses!!!!)
Serão nossos inimigos os trabalhadores chineses que bulem 10 horas por dia em troca de um pires de arroz? Ou os empresários vietnamitas que vivem numa pequena oficina e metem a família toda a produzir tampas para as garrafas de coca-cola que o Chile importa?
O inimigo dos comunistas são os proprietários rurais argentinos? Ou é o Mac Donald’s? A miúda que trabalho no Mac Donald’s para poder comprar roupa de marca é minha inimiga?
Onde é que se escondem os outros?
Para os meus camaradas de Angola nos quase últimos 30 anos de guerra o inimigo escondia-se na mata e estava ao serviço do Aparthaid da Afirca do Sul e dos Estados Unidos.... era a Unita, os kuatchas, os bandido. E agora? Quem é o inimigo? São os estados unidos que compram petróleo a Angola ou é a Zâmbia (país irmão do camarada Kaunda que) que lucra com os diamantes ilegais?
O inimigo são os judeus de wall street e os judeus que ocupam a palestina. E os pilotos da força aérea de Israel que se recusaram a fazer bombardeamentos, também são o nosso inimigo?
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O inimigo é esta gripe dos papo-secos que nos prende o cu ao sofá e os cornos aos sonhos do ter. O inimigo é esta vontade de acumular como se a vida fosse coisa que dure muito tempo. O inimigo é fazer planos individuais em vez de viver o presente como individuo e planificar o futuro como espécie. O inimigo é não sermos como as formigas !!!!
O verdadeiro inimigo é o marasmo que toma conta da gente. O inimigo é esta preguiça mental que nos faz ficar imbecis de comando na mão a fazer zaping. O inimigo é o Castelo Branco e a Teresa Guilherme. O inimigo é o comando da televisão. O inimigo é a preguiça clínica que nos prende os movimentos e o raciocínio. O inimigo é a babilónia onde vivemos. O inimigo é escolher de dois males o mal menor. O inimigo é a democracia. È ter de optar entre o traidor ao partido Manuel Alegre ou o traidor ao povo português Mario Soares. O inimigo é a propriedade privada e o dinheiro.
Por falar em dinheiro, ainda bem que recebo na segunda porque já tenho o Mercedes a entrar na reserva...
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
até ja camarada

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Clap! Clap! Clap!

Bravo camarada, excelente texto.
Assino como anónimo porque não posso vir a este blog sectário.

22:10  
Blogger blimunda said...

É bom ver o camarada riky a ter dúvidas. numa altura destas analisar as zonas cinzentas é mais nteressante do quever tudo a preto e branco. toda a esquerda para ser verdadeiramente de esquerda tem de colocar uma série de questões mas nao se lutar contra moinhos de vento e papões imaginários.

03:10  
Anonymous Anónimo said...

O Inimigo é aquele que não suporta a liberdade porque precisa da voz que o comande, o inimigo é o medo de mudar, o inimigo é a nossa vidinha de prostitutos e escravos da vontade alheia e do dinheiro.
A esquerda necessária tem que se colocar dúvidas a si própria;intitular-se como tal é como dizer que se é deste ou daquele clube. Só isso não chega. É um processo em construção, de rupturas e de libertação. Não se pode cristalizar em dogmas de museu...a consciência e a razão evoluem e renovam-se e a sua finalidade é lutar contra a riqueza de alguns que assenta sobre a miséria de muitos.

15:28  
Anonymous Anónimo said...

Este bordel do cú da Europa foi vendido a retalho ao capital e os que têm governado encheram os bolsos com os lucros das comissões cobradas. Um país que deixou de produzir quase tudo é uma farsa. Fomos comprados com fundos, gastámo-los e, agora, apresentam-nos a factura - não mandamos mais no bordel e este foi tomado pela máfia internacional. Julgo que existe só uma força política portuguesa que fala claro e não anda cá pelo tacho: o PCP.Devo referir que não sou militante, mas sou de esquerda...e acho que só este partido assusta vrdadeiramente os chulos que mamam do poder para proveito próprio...

21:10  
Blogger Cleared For Take Off said...

Totalmenete de acordo, um dos melhores posts. O inimigo é o medo, a mesquinhez e a cobardia. Não são comunismos nem capitalismos nem os US, nem o Hamas nem outros. E muitas vezes, o nosso inimigo somos nós mesmos,

12:31  
Anonymous Anónimo said...

Quando o Newton enunciou as suas leis basicas so' as aplicou a' fisica mas a lei da inercia aplca-se de modo particularmente real a todos nos....e essa lei e' o inimigo!!! Em tudo...

Ganda posta!!!!


Sf

12:02  
Anonymous Anónimo said...

esqueci-me de alguma coisa:

RIKY A PRESIDENTE!!! :)

Sf

12:07  
Anonymous Anónimo said...

Excelente posta sim senhor, porque realmente todas estas questões atravessam-nos a mente e nestes dias que se vivem, muitas vezes já não sabemos bem quem somos porque deparamo-nos com o facto de começarmos a questionar as ideologias que nos faziam vibrar quando tinhamos 20 anos. O mundo não pára de se transformar e torna-se urgente que acompanhemos essa mudança mas é essencial que o façamos de uma forma consciente e coerente e para tal, questionar e criticar é preciso.

Bjs e abraços
come relva a.k.a. animal lover

12:16  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo óptimo texto.
Quando queres sabes fazer bem feito.
MM

14:52  
Blogger balzakiana said...

Bravo Ricky. Está um óptimo texto. Não será tanto um texto político, mas que nos leva a parar e pensar em quem somos e o que queremos. Neste momento andamos todos tão anestesiados que nem sabemos para onde vamos.
Também o "contar os tostões" todos os dias não ajuda nada. Para mim, felizmente que ainda posso comprar uns tantos livros para sair da apatia.
Ultimamente o Ricky tem escrito uns textos fabulosos. Obrigada.

16:44  
Blogger CM said...

Amigo: traduziste bem a puta da dúvida que assalta a nossa geração- Que sentido tem esta vida de merda, presa no consumismo? como mudar seja o que for, quanto estás inserido até ao pescoço no sistema? Como fazer com que a máquina funcione com justiça e igualdade quando esta é uma máquina de triturar vontades?Há valores que não se podem perder e deixar de defender. Mas como? como fazê-lo se os partidos políticos já não fazem sentido? o mundo já não é a preto e branco, já não é preciso cavar trincheiras. Ou é??de que lado ficam os maus? sabes dizer??Eu, sinceramente, já não. Preocupo-me com tudo isto, sim, e dou o melhor e pior de mim, todos os dias,à micro-escala, como formiga que sou, tentando imprimir seja o que fôr nesta sociedade, que a possa tornar mais justa, mais equitativa. Conversa de xaxa? infelizmente não, ou não estaria tão desiludida com a vida e com o mundo em geral. Mas isso sou eu, a pessimista do grupo, certo?
Sabes o que me assusta mais, meu amigo? não é esta merda desta "rat race" um dia atrás do outro. O que me assusta, é ter que, um dia, tentar explicar esta merda deste mundo ao meus filhos. Essa é que é essa....

17:59  
Blogger CM said...

e esta que não tem nada que ver com nada: tens que me dizer como se conjura o fantasma do Zé, pá, que eu teria todo o gosto em mandá-lo pra puta que o pariu. Ou, em alternativa, dar-lhe o castigo de reencarnar num destes velhinhos desgraçados que sobreviveram à grande fome (por ele provocada) só para andarem agora na merda, a pedir esmola nas ruas, os grandes operários que construíram a URSS, andam na miséria total, os trabalhadores, os que deram o corpo, a alma ao exército vermelho, os que venceram o fascismo e salvaram a Europa. Esses, havia ele de reencarnar num desses desgraçados, sem casa, sem pensão, sem família.Grande maneira de se acabar uma vida com tantos sonhos,não é? da próxima que o vires, dá-lhe lá o recado....

18:07  
Blogger Jingas said...

brilhante!

09:45  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Riky, li e reli o teu texto. Achei brilhante a forma como resolves-te o trocadilho. Porque achei digno de um homem de esquerda, coerente, permite-me que o transcreva no meu blog "http://calmaria.blogs.sapo.pt/", fazendo como é devido a referência ao teu blog.
Um grande abraço

16:59  
Anonymous Anónimo said...

Ganda posta Riky!!!

Dá MUITO que pensar. E o estado das coisas é tal, que mesmo para aqueles que tem esta consciencia da inercia total e imbecil para onde nos levam, é incrivelmente dificil fazer-lhe frente e saltar fora.

E aqueles que poderiam ter força para tentar acordar a populaça, pela sua mediocricidade (e falta de vontade) são os primeiros a aconchegar-nos na caminha.

Cronicas destas não se encontram nos me(r)dia...

Fortes

21:05  
Anonymous Anónimo said...

a estupidez desta gente toda e aceitarem um tal LOUXA trazendo com exemplo pra este trista gente a ALBANIA como exemplo probre PAIS.

11:58  
Anonymous Anónimo said...

bom comeco

06:30  

Enviar um comentário

<< Home

Flatulências a partir de 28/01/2006