sexta-feira, outubro 21, 2005

Conversa com o fantasma do Zé


Caro Camarada Zé
Prometo que nos próximos tempos não volto a falar de politica.
Mas tinha que desabafar com alguém. È esta puta desta sensação de vazio que me lixa...
Vou tentar explicar.
Quando o Lenine fez a revolução aí na Rússia, havíamos nós, os vermelhos, os bons, e haviam os outros, eles, os brancos os filhos da puta.
Quando foi a guerra civil de Espanha, estávamos nós, os vermelhos, os bons, acompanhados de alguns amigos democráticos e haviam os outros, os franquistas, os fascistas os filhos da puta.
Na segunda guerra mundial, idem, tu sabes, foste tu pai dos povos que venceste a guerra...
Depois da segunda guerra a coisa ainda se tornou mais simples: haviamos nós os comunistas que tinhamos como missão preparar a sovietização do mundo. Era um trabalho titanico mas simples.
Muito do que nós éramos, fomos em oposição ao que os outros eram e representaram. O corpo ideológico dos marxismos manteve-se cristalizado. A referencia para os comunistas do mundo era a união soviética. Este foi sempre o nosso lado.
......... Eu sei Zé, que hoje temos Cuba. Mas Cuba é uma bandeira para nós… não é a referencia.
Durante o século XX, a nossa luta politica, mesmo feita nas piores condições, e falo em ditaduras, perseguições, injustiças e clandestinidades, essa luta que produzia heróis, era no fundo uma luta simples orque justa. Éramos nós contra eles. Não púnhamos em duvida a nossa convicção nem as nossas ideias porque em tempo de guerra não se oleiam as espingardas…
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
E agora Zé? será que é altura de olear as espingardas? Os outros partidos comunista na europa bem se lixaram quando quiseram redefinir o marxismo europeu..... Achas camarada Zé que agora que voltamos a ter um lider forte e carismático devemos olear as armas??? Será que nos falha a pontaria?..........
Antes de disparar quero saber quem são e onde estão os outros. Achas que estou a se pequeno-burgues?
Onde é que esta o inimigo?
Em termos ideológicos não tenho duvidas. O inimigo é o capital onde quer que ele esteja. Ponto. Pronto.
Na vida pratica é que me surgem as duvidas.
O inimigo é o Pinto Balsemão e é o Vasco de Mello? E quem trabalha para eles? A secretária do Balsemão é minha inimiga? E o assessor de imagem do Cavaco Silva é caramente um inimigo? E o gajo que desenrolou a passadeira vermelha para o Cavaco passar?
O meu inimigo é o Marques Mendes? e o Valentim Loureiroque não o suporta?
Quem são os adversários dos comunistas portugueses? É o PS ou o PSD?
E o bloco de esquerda? Apesar de tudo o que dizem o bloco esta do lado de lá!!! Foi o bloco que nos roubou eleitorado... mas se calhar concordo mais com a analise histórica daquele que traiu o meu partido, o Fernando Rosas do que com o Vasco Polido Valente.
E o Sócrates?? É esse o meu inimigo?
O meu inimigo é o sistema. Então a Fátima Felgueiras está a fazer-nos um trabalho util na desconstrução do sistema... A Fátima Felgueiras é um inimiga do povo ou afinal é só uma gaja que anda a gamar?
Será que o nosso adversário é a comunicação social? Também é... Será que o inimigo e a Manuela Moura Guedes?? E o Sousa Tavares???
Onde é que se esconde o inimigo?
Será que o inimigo se esconde nos andares de cima dos prédios dos bancos? "O nosso inimigo é o administrador" não te soa a slogan de esquerdalho???
O nosso inimigo é a bolsa de valores? São os yupies correctores que andam engravatados a passearem fatos à medida?
Serão os chineses e a sua super produção de tudo e mais alguma coisa a preços de arrazar com a industria europeia... são estes os nossos inimigos? (desculpa vir-te falar nos chineses!!!!)
Serão nossos inimigos os trabalhadores chineses que bulem 10 horas por dia em troca de um pires de arroz? Ou os empresários vietnamitas que vivem numa pequena oficina e metem a família toda a produzir tampas para as garrafas de coca-cola que o Chile importa?
O inimigo dos comunistas são os proprietários rurais argentinos? Ou é o Mac Donald’s? A miúda que trabalho no Mac Donald’s para poder comprar roupa de marca é minha inimiga?
Onde é que se escondem os outros?
Para os meus camaradas de Angola nos quase últimos 30 anos de guerra o inimigo escondia-se na mata e estava ao serviço do Aparthaid da Afirca do Sul e dos Estados Unidos.... era a Unita, os kuatchas, os bandido. E agora? Quem é o inimigo? São os estados unidos que compram petróleo a Angola ou é a Zâmbia (país irmão do camarada Kaunda que) que lucra com os diamantes ilegais?
O inimigo são os judeus de wall street e os judeus que ocupam a palestina. E os pilotos da força aérea de Israel que se recusaram a fazer bombardeamentos, também são o nosso inimigo?
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O inimigo é esta gripe dos papo-secos que nos prende o cu ao sofá e os cornos aos sonhos do ter. O inimigo é esta vontade de acumular como se a vida fosse coisa que dure muito tempo. O inimigo é fazer planos individuais em vez de viver o presente como individuo e planificar o futuro como espécie. O inimigo é não sermos como as formigas !!!!
O verdadeiro inimigo é o marasmo que toma conta da gente. O inimigo é esta preguiça mental que nos faz ficar imbecis de comando na mão a fazer zaping. O inimigo é o Castelo Branco e a Teresa Guilherme. O inimigo é o comando da televisão. O inimigo é a preguiça clínica que nos prende os movimentos e o raciocínio. O inimigo é a babilónia onde vivemos. O inimigo é escolher de dois males o mal menor. O inimigo é a democracia. È ter de optar entre o traidor ao partido Manuel Alegre ou o traidor ao povo português Mario Soares. O inimigo é a propriedade privada e o dinheiro.
Por falar em dinheiro, ainda bem que recebo na segunda porque já tenho o Mercedes a entrar na reserva...
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
até ja camarada
Flatulências a partir de 28/01/2006